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Construa um bicicletário adequado

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bicicletario_1Para que mais pessoas usem bicicletas - e assim melhorem sua qualidade de vida e contribuam para a sustentabilidade da cidade -, é preciso oferecer-lhes estruturas para sua segurança e conforto, tais como ciclovias, ciclofaixas e bicicletários.

Muitas empresas possuem espaço para a instalação de bicicletários, o que facilitará o acesso dos ciclistas ao seu estabelecimento, sejam eles seus clientes ou seus funcionários.

Adicionalmente, a empresa da Grande Florianópolis que instalar um "bicicletário adequado" e formalizar a solicitação, receberá da ViaCiclo o Certificado e o Selo "Instituição Amiga do Ciclista".

Mesmo se a empresa ou órgão público não desejar tal certificação, recomendamos que seja instalado um "bicicletário adequado", sobre os qual seguem orientações abaixo.


O que é um bicicletário adequado?

  • É um espaço delitimado exclusivamente para o estacionamento de bicicletas, sinalizado, coberto ou não, em local visível, contendo quantidade suficiente de estruturas de fixação - chamada "paraciclo" - que permita a acomodação de todos os tipos de bicicletas, sem danifica-las e possibilitando a sua fixação com cadeado no quadro


Localização e delimitação do bicicletário adequado

  • O bicicletário deve estar localizado o mais próximo possível da entrada do estabelecimento, de modo a ser mais visível por todos (usuários e funcionários), o que melhora a sua segurança
  • Deve haver sinalização indicativa (cartaz, placa ou similar) de que o local é destinado exclusivamente ao estacionamento de bicicletas
  • A área do bicicletário não pode ser invadida por automóveis ou motocicletas; portanto, caso haja este risco, a mesma deve ser demarcada com pintura, tachões, mureta ou cerca


Pavimento do bicicletário adequado

  • Recomenda-se que o pavimento do bicicletário seja em concreto, asfalto ou lajota, podendo também ser de pedra britada
  • O pavimento deve ser nivelado, para para impedir que a bicicleta caia ou deslise para fora da sua área
  • É necessário que a área do bicicletário não acumule água

Paraciclos adequados
  • Os paraciclos (as estruturas de fixação) adequados são aqueles que permitem que a bicicleta seja nele encostada, com as duas rodas no chão e que possibilitem a fixação de um cadeado no quadro do veículo
  • Os paraciclos que fixam a bicicleta por encaixe da roda são inadequados pelos seguintes motivos: torcem o aro, entortam os raios, entortam os discos de freio das bicicletas com este dispositivo, não acomodam todas as dimensões de aro e não permitem a fixação de cadeado no quadro do veículo
  • Os paraciclos que fixam as bicicletas penduradas devem ser evitados para as bicicletas dos clientes, porque nem todas as pessoas são dotadas de força suficiente para erguer a bicicleta; tais estruturas são aceitáveis para lugares onde as bicicletas permanecerão por longo período e onde houver o auxílio de funcionário


Quantidade de vagas

  • A empresa deve estar atenta à quantidade de ciclistas que a frequentam e criar um número de vagas condizente com a demanda
  • É conveniente prever a necessidade de expansão futura do bicicletário, pois a quantidade de ciclistas pode aumentar, estimulada pelo bom tratamento recebido


Espaçamento dos paraciclos

  • Para que cada paraciclo acomode duas bicicletas (uma de cada lado), deve haver uma distância mínima de 75 cm (0,75 m) entre eles, de forma a evitar choques entre as bicicletas, engate de cabos e outros conflitos e danos
  • Para bicicletários grandes, com corredor, este deve ter no mínimo 1,5 m de largura


Cobertura

  • Não é necessário que o bicicletário seja protegido das intempéries, mas uma cobertura, mesmo que simples, será valorizada pelos ciclistas
  • Caso a empresa possua área de estacionamento coberto para os automóveis, o bicicletário também deverá estar na mesma condição

 

Paraciclos adequados - exemplos fotográficos

dsaf
Paraciclo com uma haste
de fixação


adsf
Paraciclo para duas bicicletas


 

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ef
Paraciclo que pode ser
fixado com parafusos


r
Paraciclo conhecido como
"Modelo R"


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Paraciclo R conjugado fixado
com parafusos





paraciclo_estilizado_187
Paraciclo estilizado para
encostar a bicicleta em
paradas rápidas


paraciclo_poste
Paraciclo adaptado para poste
para paradas rápidas


paraciclo_cadeado
Paraciclo adequados permitem cadear
quadro e selim


Bicicletários adequados - exemplos fotográficos

bicicletario_ipuf
Bicicletário em
órgão público

dfdf
Bicicletário em
estacionamento de
Shopping Center


bicicletario_1
Bicicletário em área aberta

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bicicletario_2
Bicicletário em área aberta
sobre calçada

ddd
Bicicletario em via pública

bicicletario_coberto1
Bicicletário coberto


Bicicletários e paraciclos inadequados - exemplos fotográficos

paraciclo_concreto_214
Paraciclo de concreto
arranha o aro

bicicletario_guidon
Bicicletário com paraciclo
de guidon

paraciclo_guidon_cabos
Paraciclo de guidon
ofende os cabos

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paraciclo_guidon_alto
Paraciclo de guidon baixo
para tamanho da bicicleta

bicicletario_invadido
Bicicletário não delimitado
invadido por carros

paraciclo_ruim_1

Paraciclo não prende o
veículo

paraciclo_ruim_2
Paraciclo entorta o aro

paraciclo_freio_disco
Paraciclo protege discos
mas inadequado para aros menores

paraciclo_ruim_4
Paraciclo entorta os raios


Paraciclos e bicicletários avançados - exemplos fotográficos

bicicletario_caixa_211
Bicicletário tipo "box"
com porta e fechadura

vvvvvv

bicicletario_coberto_plastico
Bicicletário coberto

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paraciclo_trava
Paraciclo com trava para
quadro e suporte de cadeado

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Situações evitadas pelos bicicletários adequados - exemplos fotográficos

bicicleta_caida_239
Queda da bicicleta

bicicleta_encostada_240
Bicicletas encostadas

bicicletas_poste
Bicicletas obstruindo
passagem

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Pesquisas e orientações


Legislação e conceituação

  • O Manual de planejamento cicloviário (GEIPOT, 2001: 98) fixa a diferenciação entre "bicicletário" e "paraciclo" proposta em "Encontro Técnico havido em Março de 2000, em Brasília/DF". Segundo o documento, denomina-se bicicletário "um estacionamento de grande capacidade e longa permanência" e paraciclo "um estacionamento de curta e média duração, com baixa e média capacidade". Desta forma, para ser considerado bicicletário havia a necessidade de espaço cercado, coberto e com segurança, sendo o paraciclo qualquer estrutura simples a céu aberto. Esse entendimento é mantido no Caderno de referência para a elaboração de Plano de mobilidade por bicicleta nas cidades (Ministério das Cidades, 2007) - baixe o arquivo em PDF
  • Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503/97, bicicletário é o "local, na via ou fora dela, destinado ao estacionamento de bicicletas"
  • Para a Lei Complementar 078/2001 do município de Florianópolis, bicicletário é definido como "Espaço com controle de acesso destinado ao estacionamento de bicicletas, podendo ser coberto ou ao ar livre, e podendo contar com banheiros e vestiários, além de ponto de vendas de bebidas não alcóolicas, lanches prontos e produtos destinados à manutenção de bicicletas"
  • A Lei Complementar 155/2005 do município de Florianópolis estabelece a obrigatoriedade de bicicletários em "I - Os terminais integrados de transporte coletivo; II - Os prédios públicos municipal, estadual e federal; III - Todos os estabelecimentos comerciais terão uma vaga de estacionamento para cada 100,00m² de área construída; IV - Os complexos comerciais tipo shopping centers e supermercados, terão uma vaga de estacionamento para cada 250,00m² de área construída"
  • Está em curso a elaboração de um Manual de sinalização cicloviária pelo Conselho Nacional de Trânstito (CONTRAN); segundo informações obtidas de integrantes do Grupo de Trabalho responsável (a ViaCiclo participou de uma reunião), existe a tendência de denominar de bicicletário todo espaço reservado para o estacionameno de bicicletas, independentemente da sua forma e tamanho, e de paraciclo as estruturas para fixar a bicicleta; é esse o entendimento adotado pela ViaCiclo na elaboração das orientações contidas nessa página


Fabricantes de bicicletários


Bicicletários super avançados


Demais informações e exemplos na internet


Esta página está sendo constantemente atualizada e se beneficiou do debate entre os Associados da UCB - União de Ciclistas do Brasil

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