Criado câmbio automático eletrônico para bicicletas

E-mail Imprimir PDF

qweSe uma bicicleta com dezenas de marchas ainda não é o suficiente para que você comece a se exercitar confortavelmente, ou mesmo para que você troque o carro pela magrela na hora de ir para o trabalho ou para a escola, a solução pode estar a caminho.

Um grupo de engenheiros de Taiwan desenvolveu um sistema eletrônico que define o momento exato de trocar as marchas da bicicleta para manter o máximo conforto e o mínimo esforço do ciclista.

Segundo os pesquisadores, os esforços para melhorar as bicicletas têm se focado na modificação dos componentes e ignorado o fato de que há um ser humano sentado no selim.

Analisando justamente o elemento humano, os cientistas chineses concluíram que uma pessoa saudável normal - e não um atleta - é capaz de pedalar uma bicicleta por várias horas, gerando 75 Watts de potência, sem sofrer de fadiga, apenas mantendo uma cadência entre 60 e 100 pedaladas por minuto.

Eles então utilizaram a lógica fuzzy para criar um algoritmo de computador capaz de determinar o momento ótimo da troca de marchas, dando ao ciclista uma estratégia para lidar com praticamente qualquer situação durante o percurso, mantendo uma cadência ótima nas pedaladas, sem sacrificar o conforto.

O programa resultante pode rodar em um microprocessador miniaturizado, facilmente incorporável em uma bicicleta, criando uma espécie de câmbio automático eletrônico e inteligente para as magrelas do futuro.

Ainda não há previsões de quando o novo câmbio entrará em produção industrial.

Retirado de http://gostei.abril.com.br/frame/index/criado-cambio-automatico-eletronico-para-bicicletas em 20/01/09

Última atualização ( Ter, 10 de fevereiro de 2009 18:44 )  

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner