Idosos do Pico andam diariamente de bicicleta

E-mail Imprimir PDF

12eAndar diariamente de bicicleta na terceira idade pode ser um desafio para muitos, mas é uma realidade na Ilha do Pico, onde o clima e os percursos são uma vantagem para quem gosta desta prática ao ar livre.
António Dias Terra, 81 anos de idade, pedala há mais de 60 anos e nunca quis utilizar outro meio de transporte sem ser a bicicleta.

Natural das Bandeiras, concelho da Madalena, o picaroto nunca sai de casa sem o seu veículo de duas rodas, “faça chuva ou faça sol”, e considera ter uma “saúde de ferro”. Há cerca de três anos sofreu um acidente grave que o projectou na estrada a metros de distância. Apesar de lhe ter provocado algumas lesões ligeiras numa perna, não desistiu de continuar a pedalar.

A boa disposição, a franqueza e a simplicidade caracterizam o octogenário que confessou à Lusa que já deu a volta à Ilha do Pico três vezes, considerando serem “poucos aqueles que conseguem pedalar mais de 100 quilómetros em cima deste veículo”.

“Isto hoje já não é o que era”, lamentava o ciclista referindo-se aos jovens de hoje em dia que “perderam o entusiasmo e o prazer” em andar de bicicleta. “Qual é o jovem do Pico que se dispunha a dar a volta à ilha como eu?”, questionava em tom de desafio.

António Dias Terra deseja um dia chegar aos 100 anos, tal como o seu tio, e continuar a andar de bicicleta, a sua “companheira diária”, pois é nela que se sente “feliz”. O seu tio, José Dias, completa 101 anos no próximo mês de Fevereiro e até há bem pouco tempo ainda “dava umas pedaladas” na sua bicicleta. Segundo contou o seu sobrinho, por motivos de saúde decidiu estacioná-la temporariamente, mas a esperança de voltar a pedalar ainda persiste.

De acordo com Patrícia Silva, fisioterapeuta nas Lajes do Pico, “a actividade física é o melhor investimento na saúde para as pessoas idosas”. A manutenção da mobilidade física e a preservação das capacidades funcionais, como caminhar e fazer as actividades da vida diárias, são os principais benefícios da prática de exercício físico apontados pela especialista.

No entanto, segundo explicou Patrícia Silva, “é fundamental que os idosos façam desporto com total segurança, sendo o ideal a prática de uma actividade regular com uma intensidade moderada, como realizar passeios de bicicleta”.

O facto desta actividade ser praticada ao ar livre é a principal motivação de alguns dos doentes idosos da fisioterapeuta que consideram que “a saúde é o bem mais precioso que possuem, sendo esta uma boa forma de prevenir o aparecimento de certas doenças”.

O gosto por esta prática desportiva não pertence só a António e a José. Manuel do Rosário anda de bicicleta há cerca de 50 anos e afirma já ter pedalado “muitos quilómetros” ao longo da sua vida.

Natural da Madalena do Pico, o ciclista orgulha-se de já ter percorrido, aos 66 anos de idade, seis das nove ilhas dos Açores, que corresponde a mais de 40 horas a pedalar.

Em 2002 formou o grupo Os Circulantes e, juntamente com os seus companheiros, deu a volta à ilha do Pico, do Faial e da Terceira. Praticar desporto e conhecer melhor a região dos Açores eram os principais objectivos de Manuel do Rosário quando decidiu formar o grupo, que pedalou naquele ano mais de 275 quilómetros, “sempre confiante e com boa disposição”.

A partir daí foram surgindo mais iniciativas e com “muita força de vontade” seguiram para São Jorge, Graciosa e Santa Maria, onde pedalaram cerca de 195 quilómetros. O ciclista desafia ainda todos os amantes de bicicleta a experimentarem e desfrutarem desta aventura na região açoriana.

O coordenador do serviço do desporto do Pico, António Carlos Maciel, salienta que há cerca de dois anos o Pico recebeu “com orgulho” alguns membros da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta, que pedalaram durante quatro dias na ilha.

Retirado de http://www.acorianooriental.pt/noticias/view/178778 em 20/01/09

 

Comentario 

  1. #1 Heleno de Morais Write e-mail
    2010-02-1423:34:36 parabenizo pela matéria adorei sou apaixonado por ciclismo, moro atualmente em olinda recife estou a trabalho mais tenho muito pra contar pedalo desde o ano de 1998 pelo brasil
    sinceramente Heleno de Morais

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner