Parlamento português vota rede nacional de ciclovias

E-mail Imprimir PDF

dsaUma rede nacional de ciclovias e alterações ao Código da Estrada para garantir a segurança dos ciclistas são duas propostas do Partido Ecologista os Verdes para promover a bicicleta como meio de transporte e que o Parlamento vota quinta-feira. Os deputados deverão ainda votar um projecto de Resolução que prevê um plano nacional de promoção da bicicleta e outros modos de transporte suaves.

"Esta ideia nasce do reconhecimento da importância que a bicicleta pode ter na substituição das nossas escolhas de mobilidade e transporte e deslocações diárias de substituição do automóvel particular, concretamente em meio urbano, e necessidade de garantir segurança para os ciclistas circularem na via pública", disse à agência Lusa Francisco Madeira Lopes, deputado de Os Verdes.

O deputado salientou que já não é a primeira vez que Os Verdes apresentam um projecto "para a constituição de uma rede nacional de pistas cicláveis", porque "misturar o uso da bicicleta com automóveis é perigoso, como infelizmente a prática tem demonstrado".

"Tal como existe uma rede ferroviária, também entendemos que deveria haver uma rede nacional de pistas cicláveis que permitisse, não só que os ciclistas circulem em segurança dentro das localidades, mas também a ligação futura entre diferentes localidades e inclusivamente a ligação do país a outras redes internacionais e europeias de pistas cicláveis", destacou.

O deputado considerou que "está na hora de o Governo dar um passo em frente" na promoção de alternativas de mobilidade porque a evolução que se tem registado em Portugal "tem estado, até agora, sujeita à boa vontade das autarquias". "Infelizmente essas são medidas pontuais, desgarradas, que gostaríamos de ver encaradas pelo Estado de uma forma mais coerente e de uma forma mais séria", disse.

Os Verdes entendem que "a bicicleta é uma mais valia enquanto elemento de lazer, de prazer, de saúde e de desporto, mas também pode e deve desempenhar um papel nas deslocações diárias como um meio normal de transporte", numa altura em que se fala da crise energética, da problemática das alterações climáticas e do problema da mobilidade nas cidades, afirmou.

Outra das iniciativas de Os Verdes votada no parlamento prevê alterações ao Código da Estrada "para permitir maiores direitos e segurança aos ciclistas". "É importante que se acabe com algumas limitações do Código da Estrada que colocam a bicicleta como um veículo de segunda ou terceira face ao automóvel particular", afirmou.

"Nós adiantamos uma série de propostas e queremos vê-las discutidas na especialidade com todos os grupos parlamentares e gostaríamos também de contar com os contributos da sociedade civil, de outros partidos e parceiros sociais, mas o que nós consideramos importante é corrigir o Código da Estrada no sentido de garantir direitos e segurança para os ciclistas", adiantou. Para o deputado não faz sentido algumas regras que podem inclusive colocar em perigo o ciclista.

"Por exemplo, circular à beira do passeio parece ser uma boa regra, mas isso pode ser um problema para o ciclista quando há carros estacionados", exemplificou. Os Verdes apresentam ainda uma proposta de resolução para a criação de uma estratégia nacional para a promoção das bicicletas.

Segundo Francisco Madeira Lopes, "este plano deve ser promovido pelo Governo depois de criado um grupo de trabalho, em que se implemente um conjunto de acções para divulgar as vantagens da bicicleta e facilitar o uso cada vez mais generalizado da bicicleta, que tem vinco a perder terreno nas cidades para o automóvel".

"Nós vemos que hoje, nas nossas cidades, o automóvel reina. Não só tomou conta das estradas e dos estacionamentos, como hoje em dia já até dos passeios tomou conta. (...) É preciso repensar as nossas cidades e devolvê-las às pessoas".

Com estas iniciativas, Os Verdes pretendem também "diminuir a sinistralidade rodoviária, contribuir para a melhoria da qualidade do ar, para a melhoria da saúde da população e também contribuir para combater a crise energética e as alterações climáticas", sublinhou.

Título original; "Bicicleta: Verdes propõem leis para promover o uso da bicicleta como meio de transporte"

Retirado de http://aeiou.expresso.pt/gen.pl?p=stories&op=view&fokey=ex.stories/493164 em 02/02/09
 

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner