Ciclistas protestam contra a retirada da ciclofaixa em Garopaba

E-mail Imprimir PDF

ciclofaixa_garopapa_13Dezenas de ciclistas participaram sábado à noite de um protesto contra a retirada da ciclofaixa da Rua Prefeito João Orestes de Araújo, principal via de acesso a Garopaba, no Sul do Estado. A via específica para bicicletas tinha sido inaugurada no local em 2006.

Os participantes do protesto usaram roupas pretas e cobriram com sacos escuros as placas de estacionamento permitido instaladas na rua. O trecho antes destinado para circulação de ciclistas agora é utilizado para veículos estacionarem. A mobilização uniu crianças, jovens e adultos.

Os ciclistas temem que a extinção da faixa aumente a insegurança no trecho, de intensa movimentação de veículos, principalmente nesta época do ano, quando há grande fluxo de turistas ao município. Segundo os manifestantes, em quatro dias sem a ciclofaixa, retirada na segunda-feira passada, seis acidentes aconteceram no local, dois deles graves.

Na terça-feira passada, um acidente entre uma moto e uma bicicleta feriu o motociclista e a menina de 10 anos, veranista de Sombrio. A moto a a bicicleta envolvidas dividiam espaço na ciclofaixa retirada no dia anterior madrugada desta segunda-feira. De acordo com familiares de Isadora, que sofreu escoriações nos joelhos e cotovelos, a menina saiu para dar uma volta de bicicleta enquanto seu pai e seu irmão estavam em uma lan house.

A decisão de retirar a ciclofaixa foi do prefeito Luiz Nestor, atendendo pedido de comerciantes da região. Ele, no entanto, pretende instalar uma nova via específica para bicicletas ainda neste ano. Antes, no entanto, de decidir o novo local pretende realizar audiências públicas com a população e estudos técnicos de viabilidade para a obra.

Retirado de http://www.clicrbs.com.br/diariocatarinense/jsp/default.jsp?uf=2&local=18&section=Geral&newsID=a2406542.xml em 20/02/09.


Prefeitura completa desmonte da primeira ciclofaixa de Garopaba

ciclofaixa_garopapa_7
Ciclofaixa quando existente

A via específica para bicicletas, inaugurada em 2006, foi completamente desmontada, desde o começo da rua Prefeito João Orestes de Araújo, principal via de acesso à cidade.

O prefeito Luiz Nestor, de viagem marcada para Brasília, preferiu não se manifestar sobre a atitude, mas prometeu um pronunciamento sobre o assunto na sua volta.

Já a especialista em trânsito Alessandra Diniz Gregório, uma das responsáveis pela implementação da ciclofaixa, lamentou a decisão, principalmente pelos moradores não terem sido ouvidos sobre a decisão.

ciclofaixa_garopapa_5
Ciclofaixa apagada

Portando uma pesquisa que dava 90% de apoio à mão única e à cliclofaixa em 2006, a ex-diretora de trânsito criticou o fato de a Prefeitura não demonstrar preocupação com a oferta de alternativas aos moradores da cidade.

Segundo ela, a criação da ciclofaixa atendeu a uma decisão da edição municipal da Conferência das Cidades, apenas viabilizada pela administração passada.

A decisão do prefeito Luiz Nestor atende à pressão dos comerciantes da rua principal, que cobraram promessa de campanha. Do outro lado, os usuários da ciclofaixa e defensores da bicicleta como melhor transporte público não conseguiram se organizar para pesar na decisão final do prefeito.

ciclofaixa_garopapa_6

Resta agora a espera pelo anúncio da nova localização da ciclofaixa (ou ciclovia) que o prefeito prometeu revelar em breve.

Retirado de http://www.garopabaonline.com.br/cn_notgrb/notgrb_principal.php?codigo=599 em 18/02/09.

Última atualização ( Sáb, 27 de março de 2010 20:43 )  

Comentario 

  1. #1 Guto Write e-mail
    2009-02-2709:03:14 Veja só que coisa!!!! Enquanto na Europa se estimula o uso de bicicletas, na linda Garopaba o Prefeito manda retirar a existente e, ainda, vendo a grande mancada, propõe o "enrroloeicho" (vamos fazer um estudo). Ora, que se estude antes de se retirar a ciclovia, que se estude previamente a nova ciclovia! Até quando os homens vão permanecer correndo atrás de dinheiro (lá foi o comércio quem exigiu a retirada da ciclovia) para, ao final da vida, perceberem que nunca viveram???? De nada adianta chegar a velhice e perceber que podia fazer diferente "ANDAR MAIS DE BICICLETA, MENOS DE CARRRO… tomar mais sorvetes e comer menos lentilhas" etc… Povo de Garopaba, sou solidário com vcs. e espero que a luta se mantenha firme, eis que justa e racional. O tempo já nos diz quem tem razão é uma questão de leitura.

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner