Rio Claro vai construir um sistema cicloviário

E-mail Imprimir PDF

arfafEm entrevista coletiva na quinta-feira, o prefeito Du Altimari anunciou a construção de um grande sistema cicloviário na cidade. Segundo ele, o projeto já está pronto e a prefeitura deve iniciar em breve a captação de recursos para viabilizá-lo.

Pelo projeto, a ciclovia terá início no Distrito Industrial (em frente à Tigre), passará pela Avenida Brasil, Avenida 24 (trecho da ferrovia), Rua 1-A, Avenida 10, Rua 2, Avenida 15, Rua 2, Rua 1 e culminará no Lago Azul, fazendo todo o entorno do lago. De acordo com Altimari, o projeto já despertou o interesse de alguns empresários que querem conhecê-lo.

Para o prefeito, a construção da ciclovia vai ao encontro a um movimento mundial, já que a bicicleta é um veículo de locomoção amplamente utilizado nos países de primeiro mundo, como França, Holanda e Inglaterra. Além disso, diz, mais de 18% da população utiliza a bicicleta para se locomover, por isso a necessidade da ciclovia.

O prefeito explica que a primeira parte do projeto começa com a retirada dos trilhos ociosos da ferrovia da região central. O primeiro passo nesse sentido já foi dado. Segundo Altimari, o presidente Lula assinou decreto repassando as áreas da extinta Rede Ferroviária Federal S/A (RFFSA) para a União. Posteriormente, esses bens serão transferidos para os municípios. Com isso, será possível começar a retirada dos trilhos e a transferência das oficinas para a periferia da cidade.

Esse projeto será realizado em duas etapas. Primeiro serão retirados os trilhos da Avenida 24 até Batovi e depois será realizada a transferência das oficinas para o Jardim Guanabara. Conforme o prefeito, iniciado o processo haverá algumas surpresas, visto que algumas áreas edificadas no município pertencem à rede ferroviária. Após a retirada dos trilhos, a prefeitura pretende obter recursos junto ao Ministério das Cidades para a construção da ciclovia.

Retirado de http://jornalcidade.uol.com.br/paginas.php?id=39467 em 03/03/09.
 

Comentario 

  1. #1 Rubens O. Braga Write e-mail
    2009-03-1209:44:41 A CICLOSAN - Associação dos Ciclistas de Santos e Região, já deu
    sua parte de colaboração no projeto enviando se seu Relatório Estatítico de Acidentes de Trânsito Envolvendo Bicicletas, rerferente ao período de 1998 ao 1º semestre de 2008, em Santos. Certamente este será bem aproveitado e espero receber em breve os resultados comprovando numericamente:
    1.- Aumento de usuários da bicicleta saudável, econômica e não poluente, com total segurança;
    2.- Minimização progressiva dos acidentes de trânsito com bicicletas, pedestres e veículos em geral;
    3.- Proporcional redução de veículos poluidores nas vias públicas.
    Rubens de oliveira Braga
    Fundador (20/set/97) e Presidente da CICLOSAN Metropolitana - Baixada Santista

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner