São Paulo projeta ciclofaixas para ligar 9 parques aos domingos

E-mail Imprimir PDF

adfOs bicicletários em 15 estações do metrô e sete estacionamentos na região da avenida Paulista já têm 5.739 clientes cadastrados. Os usuários podem alugar 202 bikes.

Desde setembro, o projeto UseBike realizou 8.808 empréstimos. Nas 636 vagas disponíveis para estacionar as bicicletas, foram deixadas 9.918 bikes.

Para alugar uma bike no metrô é necessário ter mais de 18 anos, possuir cartão de crédito com limite disponível de R$ 350 e apresentar documento com foto. A primeira hora é gratuita. As demais saem por R$ 2 cada.

Os ciclistas paulistanos podem ganhar 22 quilômetros de faixas exclusivas para trafegar entre nove áreas de lazer aos domingos. Um projeto da Secretaria Municipal de Esportes quer transformar faixas normalmente destinadas a ônibus, caminhões, carros e motos em corredores para bikes.

adfA proposta é interligar com 8.105.749 m² de equipamentos públicos - como parques e jardins, nas zonas sul e oeste - com as ciclofaixas. Elas seriam ativadas das 7h às 13h de domingo.

As vias em que os ciclistas terão espaço exclusivo ainda precisam ser definidas por estudos da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). A Secretaria de Esportes afirma que devem ser utilizadas as principais ruas e avenidas em torno dos parques. Como o projeto inclui áreas dos dois lados do rio Pinheiros, as ciclofaixas seriam implantadas em uma das pontes da marginal ou túneis.

A proposta ainda precisa ser aprovada pelo prefeito Gilberto Kassab. A cidade tem hoje apenas 31,2 quilômetros de ciclovias, sendo 19 deles dentro de parques.

Na semana que vem, a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente inicia um programa de treinamento com motoristas de ônibus sobre respeito aos ciclistas.l

Marginal terá pedalada de 8 km

Estão abertas até quinta-feira as inscrições para o 1º Passeio Ciclístico Pedalando e Aprendendo, do Fussesp, o Fundo de Solidariedade do Estado, que ocorrerá no domingo. O cadastro gratuito deve ser feito pelo site www.sesisp. org.br/passeiociclistico. A largada será na ponte Estaiada. O passeio segue pela Marginal Pinheiros até a ponte Transamérica e volta ao ponto de partida.

Título original: "Faixas exclusivas para ciclistas podem ligar 9 parques aos domingos"

Retirado de http://www.destakjornal.com.br/readContent.aspx?id=13,34975 em 20/03/09

Última atualização ( Sáb, 21 de março de 2009 09:26 )  

Comentario 

  1. #1 Rubens O Braga Write e-mail
    2009-04-0107:32:16 Resido em Santos, mas tenho dois filhos residindo e fazendo faculdades em São Bernardo e Santo André. Fisco pasmo quando vou lá e me vejo nos intermináveis congestionament os de carros,
    poluição intensa, quase nenhuma bicicleta nas grandes avenidas, onde existem enormes e largos canteiros centrais , sombreadas por enormes coberturas verdes, com estreitos passeios para pedestres, onde poderiam facilmente ser inseridas ciclovias que, com certeza atrairiam milhares de ciclistas, que deixariam de ocupar proporcional número de veículos velozes, perigosos e poluidores, contribuindo com o Meio Ambiente.

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner