São Pedro de Alcântara pedala!

E-mail Imprimir PDF

asdfNo último domingo, durante a primeira festa do aniversário da imigração alemã em SC, o município de São Pedro de Alcântara lançou o programa "São Pedro Pedala." Com a circulação de um Ciclo-Táxi e panfletagem, a cidade expôs aos moradores e convidados as metas para 2009, que são a criação de rotas de cicloturismo e ações de estímulo ao uso da bicicleta.

Neste momento em que se comemoram os 180 anos da chegada dos alemães, a prefeitura de São Pedro, além de recuperar as antigas tradições, traz à tona um importante traço cultural contemporâneo do povo germânico: o uso da bicicleta, não só nas cidades como na prática do cicloturismo, uma vez que a Alemanha é mapeada em todo seu território com as rotas para se viajar de bicicleta e tem um público cada vez mais cativo. Dados de 2006 apontam que o cicloturista alemão contribui com a movimentação de 5 bilhões de euros no país. Atualmente, o mesmo público sai em busca de novos cenários para viagens de bicicleta, tendo o Brasil como um dos destinos com grande potencial.

Há cerca de um ano, Judith Weibrecht, jornalista alemã especializada em cicloturismo, esteve em São Pedro para visita e tomada de dados para reportagens. Ela foi assessorada pela equipe Caminhos do Sertão e pelo Sr. Eldon Jung, da ONG ABC Ciclovias (Blumenau). Nesta ocasião foi fortalecida a idéia que culminou no programa "São Pedro Pedala", hoje colocada em curso por iniciativa das coordenações de Turismo, na pessoa do Sr. Daniel Knabben, e Cultura e de Meio Ambiente de São Pedro, representada por Valcir Kretzer Junior .

São Pedro de Alcântara, generosa em caminhos de terra, redutos de Mata Atlântica e registros culturais da imigração, e com vários municípios vizinhos a menos de 30 km de distância, tem enorme potencial para atrair praticantes de cicloturismo e, conseqüentemente, fortalecer a economia do município. Muitos de seus habitantes, conforme se pôde avaliar no evento de domingo último, são usuários de bicicleta e podem usá-la ainda mais caso seja ampliada a segurança, sobretudo nos trechos recém-asfaltados da cidade.

O programa "São Pedro Pedala" tem a operadora Caminhos do Sertão como parceira no desenvolvimento do cicloturismo na região. Há quase 5 anos, em nossa primeira pedalada como operadora, já havia o prenúncio: nosso roteiro número 1 foi justamente na região de São Pedro de Alcântara. Retornar ao município com a missão de alavancar o cicloturismo é, sem dúvida, um honroso compromisso. O programa tem também como parceiros a ONG ABC Ciclovias e a LJ Mobilidade Sustentável, que desenvolve projetos junto a municípios e empresas no sul do Brasil.

Retirado de http://caminhosdosertao.wordpress.com/2009/03/05/sao-pedro-cidade-amiga-da-bicicleta/ em 20/03/09

 

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner