Corredor de ônibus melhora trânsito na capital

E-mail Imprimir PDF

corredor_onibus_noticiasdodia2A primeira faixa exclusiva para ônibus nas ruas de Florianópolis completa hoje sua primeira semana de testes. A experiência está sendo feita no final de tarde no trajeto de 150 metros que ligam a saída dos coletivos do Terminal Integrado do Centro (Ticen) à ponte Colombo Salles, em direção ao Continente. Por enquanto, a pista está sendo dividida por cones de sinalização, mas a Secretaria de Transportes já está providenciando a compra de material para instalar muretas de concreto. Antes disso, o trecho deverá ser alargado e ganhará mais uma pista, como informou ontem o secretário de Transportes João Batista Nunes, que foi ver de perto o trabalho dos agentes de trânsito.

A pista onde está sendo feita a experiência passa entre o Terminal Rita Maria e o Elevado Dias Velho, que liga o Túnel Antonieta de Barros à avenida Beira-mar. O trecho reúne os ônibus que saem do Ticen em direção ao Continente com os veículos que vêm da avenida Beira-mar para ingressar na ponte. Se os ônibus ganharam uma pista exclusiva e rapidez para chegar à ponte, os veículos de passeio perderam espaço, provocando um leve congestionamento. Agentes do trânsito que monitoravam a operação explicaram que a medida não deve criar engarrafamentos.

Mesmo em fase de testes, a faixa exclusiva para ônibus já rendeu comemoração entre os trabalhadores das empresas de transportes coletivo da Capital e os passageiros que utilizam o trajeto. O deslocamento para casa no final de tarde ficou mais rápido. A divisão da pista com os cones está sendo usada das 17h às 19h30.

Para João Batista Nunes, a faixa exclusiva para ônibus vai ser adotada todos os dias até o final das obras de construção de mais uma pista e colocação das muretas. "O principal benefício é a redução do tempo de saída dos coletivos até a ponte, no trecho conhecido por longos engarrafamentos no final do dia" disse. Para ele, será preciso convencer a população de que se descolar de ônibus pode ser mais rápido do que andar de carro. O secretário adiantou que o projeto vai se estender para outros endereços de maior movimento na cidade. Na semana que vem, será colocada pista exclusiva nas imediações. do Trevo da Seta. Mais tarde, será a vez da avenida Mauro Ramos.

Próximos locais
- Trevo da Seta
- Mauro Ramos
- Final da Beira-mar Norte
- Duas pontes

Motoristas aprovam
Para o secretário de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte da Grande Florianópolis, Antonio Carlos Martins, o estresse dos motoristas dos coletivos já diminuiu desde que a medida foi posta em prática, na segunda-feira. Segundo ele, agora os ônibus saem do terminal com facilidade e conseguem cumprir seus horários. No entanto, Antonio questiona o porquê da medida ter sido tomada só agora. "Há muitos anos sofremos com o caos do centro da Capital, nesse período, estes cones já poderiam fazer parte de nosso cotidiano", analisa. Para a direção da Cotisa, consórcio que administra o Ticen, os corredores exclusivos vão permitir maior sincronia entre a saída e chegada dos ônibus e maior precisão nos horários.

Em fevereiro, diversas entidades solicitaram à prefeitura que a SC-405, no trecho onde está sendo construída uma nova pista entre o Trevo da Seta e a Ponte sobre o Rio Tavares, também ganhe uma pista exclusiva para ônibus. Segundo uma petição assinada por ONGs como a ViaCiclo, a reivindicação se baseia tanto na legislação vigente quanto em orientações do Fórum Catarinense pela Preservação da Vida no Trânsito, o Manifesto pela Prioridade ao Transporte Público e no "Plano Nacional sobre Mudança do Clima" decretado pela Presidência da República. João Batista Nunes confirmou ontem que as pistas só serão implantadas, em caráter experimental, na área do Trevo da Seta, Mauro Ramos, final da Beira-mar Norte e nas duas pontes

Título original da matéria: "Corredor de ônibus em teste"
Título da manchete da capa: "Faixa para ônibus no acesso à ponte"

Retirado do Jornal Notícias do Dia (Grande Florianópolis), Sexta-feira, 20 de março de 2009 - Pág. 3. Fotos do Jornal

 

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner