Com 100 mil bicicletas, Dourados debate Plano Cicloviário

E-mail Imprimir PDF

afafA elaboração de um Plano Cicloviário é a saída apontada por especialistas para que a cidade de Dourados consiga enfrentar os problemas no trânsito por causa das cerca de cem mil bicicletas em circulação.

Na opinião da especialista em geografia urbana, Maria José Martinelli Silva Calixto já passou a hora da Prefeitura de Dourados elaborar um plano para atender os ciclistas. Maria José disse que a topografia plana da cidade propicia a utilização de bicicletas como forma de transporte individual. A inadequação do transporte coletivo que não atende a demanda de trabalhadores também favorece a utilização de bicicletas, segundo a especialista que atua no curso de geografia da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

O ex-prefeito Laerte Tetila era um defensor da utilização das bicicletas e chegou a implantar várias ciclovias e ciclofaixas nas principais avenidas de Dourados. O Plano Cicloviário foi apresentado por Tetila quando ainda era vereador, porém durante os oito anos de sua administração o assunto desapareceu da pauta.

Maria José explicou que os trabalhadores douradenses preferem a bicicleta por sua rapidez e também porque na maioria dos casos não são atendidos com o vale transporte ou porque os ônibus não atendem satisfatoriamente os seus bairros.

O arquiteto e urbanista Luiz Carlos Ribeiro afirmou que as bicicletas precisam de um espaço definido no traçado urbano. "É fundamental que o Poder Público faça ciclovias", diz Ribeiro que defende a substituição das atuais ciclofaixas por um "projeto decente". O empresário Paulo Silvestre, dono de uma rede de loja de bicicletas afirmou que depois da implantação das ciclofaixas diminuiu bastante o número de ciclistas atropelados.

"A implantação de ciclovias é muito importante não apenas para a segurança dos ciclistas, mas também para nós que vendemos e consertamos estes veículos", disse Silvestre que também acha necessário que a Prefeitura faça o emplacamento das bicicletas.

Retirado de http://www.midiamax.com/view.php?mat_id=493307 em 19/05/09

 

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner