Florianópolis realiza Audax 200 km

E-mail Imprimir PDF

logo_audaxfloripa_2009Florianópolis realiza pela primeira vez o Audax, prova ciclística, de natureza não competitiva que permite a participação de ciclistas com forma física razoável e de qualquer tipo de bicicleta, como tandems, triciclos, até patinete, desde que impulsionada por tração humana.

A história do Audax começa em 1891, quando o jornalista e ciclista francês Pierre Giffard criou um desafio de percorrer os 1200 Km, ida e volta, entre Paris e Brest. O ciclista Charles Terront completou a prova em exatas 71 horas e 22 minutos, hoje o tempo limite para completar a prova é de 90 horas.

Pouco depois o Audax Club Parisien passou a organizar esse desafio, que foi ganhando em importância e tradição ao longo dos anos. E também passou por diversas mudanças estruturais: a prova, que chegou a ser disputada de 10 em 10 anos, hoje é disputada de 4 em 4 anos. Foram criadas etapas qualificatórias, chamadas de "brevets", que de forma sucessiva preparam os atletas para o grande desafio do Paris-Brest-Paris. Mas somente em 1983, quando os clubes organizadores desses brevets fundaram o "Randonneur Mondiaux", é que esse tipo de prova passou a ganhar mais notoriedade na Europa e nos EUA.

Em 2003, o Brasil entrou nesse circuito com a fundação do Clube Audax Brasil e a realização da primeira série de brevets em território nacional. O funcionamento é relativamente simples: o participante tem que conquistar os brevets (certificados de capacidade) de 200km, 300km, 400km, 600km e 1000km em provas realizadas num mesmo ano, que são homologadas pelo Audax Club Parisien (ACP), ficando assim habilitado a participar do Paris-Brest-Paris (PBP), o próximo será em 2011. Quem se habilita?

Florianópolis

Em sua região insular, é badalada na temporada de verão e reconhecida e por suas belas praias, desde as mais desertas às de maior infra-estruturas, sem falar na grande diversidade natural e resquícios históricos e culturais, porém no período da "baixa temporada" todos estes valores ficam subaproveitáveis.

Pensando nisso, trouxemos a versão "Audax 200km" para a Ilha de Santa Catarina neste período, onde o clima é agradável e a sazonalidade favorece a pratica esportiva. A prova será realizada em 28/06/09. Roteiro, informações e inscrição em http://audaxfloripa.com.br/blog/.

Retirado de http://audaxfloripa.com.br/blog/category/ultimas/ em 18/05/09

 

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner