Copacabana ganha via compartilhada por bicicletas e carros

E-mail Imprimir PDF

adsfasfdAlém das ciclovias da orla, o bairro de Copacabana, na Zona Sul do Rio, ganhou neste domingo (31), a via compartilhada, uma faixa do trânsito que passa a ser dividida por carros e bicicletas em ruas de menor movimento, onde a velocidade não pode ultrapassar 30 quilômetros por hora.

A primeira ciclofaixa - que vai ligar ruas internas do bairro à Avenida Atlântica, na orla - foi inaugura pelo prefeito Eduardo Paes, o secretário de Transportes, Júlio Lopes e o secretário de Meio Ambiente, Carlos Muniz. Eles pedalaram da estação do metrô na Praça Cardeal Arcoverde, em direção à praia, seguindo pelas ruas Rodolfo, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro.

O objetivo, segundo o prefeito, é estimular cada vez mais o uso de bicicletas como meio de transporte para pequenas e médias distâncias. Outra ciclofaixa, na Rua Figueiredo Magalhães será inaugurada no bairro, em julho. Está em estudo o compartilhamento da implantação da via compartilhada na Rua Xavier da Silveira.

As ruas por onde passa a ciclofaixa terão sinalização especial. Durante toda a semana, agentes da CET-Rio e da Secretaria de Meio Ambiente estarão na região orientando motoristas, ciclistas e pedestres.

Retirado de http://g1.globo.com/Noticias/Rio/0,,MUL1177292-5606,00-COPACABANA+GANHA+VIA+COMPARTILHADA+POR+BICICLETAS+E+CARROS.html em 31/05/09.

 



Prefeito Eduardo Paes inaugura a primeira ciclofaixa em Copacabana

O prefeito Eduardo Paes pedalou pelas ruas do bairro. Esta primeira ciclofaixa passa pelas Ruas Rodolfo Dantas, Duvivier e Ministro Viveiros de Castro e faz ligação com a Avenida Atlântica e a estação de metrô Cardeal Arco Verde.

Com o projeto a prefeitura quer estimular o uso de bicicletas como transporte em pequenas e médias distâncias. As faixas especiais serão compartilhadas por carros e bicicletas. Agentes da Cet-Rio e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente vão orientar motoristas, ciclistas e pedestres durante toda a semana.

As outras duas ciclofaixas, na Rua Figueiredo Magalhães e na Xavier da Silveira, devem ser inauguradas no mês que vem. Eduardo Paes disse que pretende ampliar os pontos de aluguel de bicicletas para outros bairros da cidade.

"A nossa ideia é estender esse programa de ciclovias. O importante é notar que nós estamos querendo é criar uma cultura diferente, aqui não estamos falando de ciclovia, nós estamos criando a alternativa da bicicleta, para qualquer pessoa alugar. É um sistema simples, pelo celular a pessoa tira a bicicleta, coloca a bicicleta, tem um acompanhamento pela internet do que está gastando por mês fazendo isso, e criando a faixa compartilhada, ou seja, a cultura do carro saber que tem gente andando de bicicleta, que tem que ter mais respeito com as pessoas de bicicleta. Então é um sistema diferente, mais simples, mais barato e mais eficiente", explica o prefeito Eduardo Paes.

Veja vídeo sobre a inauguração aqui.

Veja aqui matéria do Institute for Transportation and Development Policy ITDP.

Retirado de http://rjtv.globo.com/Jornalismo/RJTV/0,,MUL1177680-9101,00.html em 01/06/09


Última atualização ( Qua, 03 de junho de 2009 21:26 )  

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner