CNM destaca importância da adoção de ciclovias nos Municípios

E-mail Imprimir PDF

fasdfaffAtenta à importância de os Municípios oferecem infra-estrutura e incentivar a construção de ciclovias nas ruas, em benefício à qualidade de vida da população, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) destaca algumas experiências internacionais de incentivo a este tema. Cidades como Copenhague, na Dinamarca, Bogotá, na Colômbia e Amsterdam na Holanda, por exemplo, colecionam importantes avanços com a priorização de ciclovias, ao invés de veículos.

Na capital holandesa - onde as crianças aprendem na escola a importância da educação no trânsito - encontra-se a maior concentração de bicicletas do mundo. Por meio de ciclovias, os pedestres podem chegar aos principais pontos da cidade, que também conta com estacionamentos e passarelas exclusivas para as bicicletas. O objetivo é deixar o local mais humano, sociável, além de diminuir a poluição e preservar o meio ambiente.

Assim como Amsterdam, a cidade de Copenhague oferece boa infra-estrutura para uso de bicicletas. Como um em cada três habitantes utiliza este meio de transporte diariamente, é comum ver nas ruas da capital dinamarquesa pessoas indo de bicicleta ao trabalho e à universidade.

Na América do Sul, o bom exemplo vem da capital colombiana. Desde 1998, Bogotá tem desenvolvido medidas e melhorado seu planejamento urbano para diminuir o número de automóveis que circulam pela cidade incentivando, por consequencia, o aumento na quantidade de ciclovias e bicicletas.

"Estas iniciativas podem servir de exemplo para que os gestores municipais assumam o compromisso de proporcionar mais mobilidade aos pedestres e ciclistas", afirma o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

Documentário
Para os interessados em conhecer mais experiências sobre ciclovias, o documentário Ciclovias para cidades que queremos, produzido pela ONG I-CE (Interface Cycling Expertice), é uma boa dica. Ele mostra experiências bem sucedidas para transformar os Municípios em locais mais agradáveis para se viver.

Retirada de http://www.cnm.org.br/institucional/conteudo.asp?iId=125045 em 08/06/09

 

Comentario 

  1. #1 germino Write e-mail
    2010-11-0506:29:27 muito lindu adorei

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner