Seminário destaca importância da integração da bicicleta com o transporte coletivo

E-mail Imprimir PDF

dfasdsffA importância da integração da bicicleta com a cidade e com os meios de transporte públicos foi um dos pontos enfatizados durante o Seminário Nacional 'Políticas de Transporte Cicloviário', evento promovido pela ANTP em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Social de Sorocaba (Urbes) e realizado em Sorocaba nos dias 18 a 19 de junho de 2009, com a presença de 115 autoridades, técnicos e especialistas do segmento, de 38 grandes e médias cidades do País.

Primeira etapa

No final dos trabalhos do primeiro, dia houve uma pedalada com a presença dos participantes do encontro, inclusive o prefeito Vito Lippi. O jornal sorocabano Cruzeiro do Sul, que cobriu o evento, destacou que, na opinião do prefeito Vitor Lippi, a implantação de ciclovias em Sorocaba é a primeira etapa da inserção do bicicleta no sistema de trânsito de seu município, e elemento importante para incentivar o uso da bicicleta; o projeto é ampliar a rede cicloviária, com a integração e criação de rotas mais utilizadas pela população, implantação de bicicletários públicos e integração da com o transporte coletivo.

O engenheiro José Carlos de Almeida, da Urbes, explicou que a ampliação a que se referiu o prefeito significa adicionar 50 quilômetros de ciclovias aos 50 quilômetros hoje existentes.

Despertar

Observou-se no evento que há um despertar dos dirigentes públicos para a importância do uso da bicicleta como mais um meio de meio de transporte para deslocamento de trabalhadores e estudantes, e não apenas como uma excelente atividade de lazer.

Renato Gianolla, presidente da Urbes, disse ser importante o surgimento dessa mentalidade entre os administradores públicos municipais, pois a vontade política do prefeito é fator significativo para promover e sustentar o transporte cicloviário como alternativa efetiva nas cidades.

Reforço para a integração

Uma das expositoras do seminário, Renata Falzoni, salientou que apenas a implantação de ciclovias não é suficiente para efetivar a bicicleta um meio de transporte; ela defende que as cidades possam toda uma estruturação cicloviária, o que engloba ciclovias, ciclofaixas, bicicletários públicos, sinalização e a criação de rotas de ciclovias, além da integração com outros transportes.

Antes do encontro, em entrevista ao Informativo ANTP, o presidente da Comissão de Bicicletas da ANTP, Bill Presada, havia sublinhado o significado da integração das bicicletas com outros meios de transporte. "Isso evita que a pessoa tenha que pedalar o dia inteiro. Com a integração, eu posso ir de bicicleta, percorrendo os cinco quilômetros que me separam de uma estação de metrô ou de trem, ou ainda de um terminal de ônibus, e nesses locais encontro condições de deixar minha bicicleta de forma segura, usando o transporte público para fazer minhas coisas, trabalhar e voltar até a estação, pegar minha bicicleta e retornar para casa".

Reflexão técnica

Um dos méritos da realização do seminário foi a possibilidade de se ampliar a reflexão técnica sobre o transporte urbano por bicicletas, favorecendo o aprimoramento das intervenções que as cidades brasileiras no futuro, segundo avalia Laura Ceneviva, do Grupo Próciclista, da Prefeitura Municipal de São Paulo, e uma das debatedoras do encontro, acrescentando ser preciso avançar nesse campo, conhecendo melhor os erros e os acertos de iniciativas desenvolvidas no País.

Temas

Os principais temas que foram tratados no Seminário:a bicicleta e a cidade, impacto do transporte cicloviário no desenvolvimento urbano, como implementar uma política cicloviária, mudanças de comportamento por meio da educação e da legislação, construção da infra-estrutura cicloviária (ciclovia, tráfego compartilhado e intersecções), oferta de estacionamento e bicicletas públicas (Velib), perspectivas da indústria de bicicletas no Brasil.


Título original: "Encontro em Sorocaba destaca importância da integração da bicicleta com a cidade e com o transporte público"

Retirado de http://portal1.antp.net/site/informativo/noticia.aspx?AspXPage=g_B60B89FC305046CD905ACFA3276E6CCA:%40codigo=info25060905 em 10/07/09.

 

Comentario 

  1. #1 Nara Write e-mail
    2009-07-1815:13:58 as considrações sobre este encontro e a participação do município,podem nos auxiliar para formar uma concentração em Florianópolis/SC,, pensando em ter ciclovia ao redor da orla marítima.Boa iniciativa.Aguardamos o desenrrolar…

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner