Dia Sem Carros e Semana do Trânsito abordam mobilidade sustentável

E-mail Imprimir PDF

adesivo_eu_vou_de_bici_peqMais uma vez as pessoas preocupadas com os graves problemas da mobilidade urbana - e com os problemas sociais e ambientais deles decorrentes - podem participar de atividades que visam chamar a atenção para as impreteríveis reformas no trânsito - e não nos referimos ao alargamento de ruas e à construção de viadutos, mas à alteração dos modos de se transitar na cidade.

A primeira atitude que se espera é deixar o carro em casa no dia 22 de Setembro, o Dia Mundial Sem Carros, e seguir para o trabalho ou a outros afazeres de ônibus, de bicicleta ou a pé - sim, pois muitas pessoas percorrem de carro distâncias irrisórias!

Assim procedendo, as pessoas estarão pronunciando seu desejo de um transporte público de qualidade e com prioridade no trânsito, bem como pressionando a municipalidade a oferecer infra-estrutura para que todas as pessoas possam pedalar livremente e sem se sentirem constantemente ameaçadas por esse voraz usurpador do espaço público chamado automóvel. Para tais manifestantes, essa vivência também é plena de significado, pois quem vai de motor coletivo ou com as próprias forças experimenta uma vida mais saudável, convive harmoniosamente com seu semelhante, diminui a pressão sobre o meio ambiente e ainda, de quebra, economiza uns trocados.

Para quem desejar fazer algo mais, entre os dias 18 e 26 de setembro estão programadas diversas atividades em Florianópolis e região: debates, palestras, blitz educativas, pedaladas, Vaga-Viva, Desafio Intermodal, exibição de filmes, etc. Entre os promotores e apoiadores dos eventos estão diversas respeitáveis instituições: Escola da Fazenda, Prefeitura Municipal, Conselho Local de Saúde da Fazenda do Rio Tavares, Sest-Senat, ViaCiclo, Guarda Municipal, Sesi, Bicicletada Floripa, Udesc, entre outras.

Conforme acentua o Presidente da ViaCiclo, Milton Carlos Della Giustina, "neste ano estamos vendo um somatório de esforços que parece dizer em conjunto: ‘basta de todos os recursos públicos serem aplicados para manter um sistema injusto socialmente e que põe em risco a vida dos mais frágeis' ". O dia 22 pode ser um começo de um permanente coral cidadão, com voz e ação.

A programação completa pode ser acessada aqui

 

Por André Geraldo Soares (ViaCiclo)

Última atualização ( Seg, 08 de novembro de 2010 10:55 )  

Comentario 

  1. #3 thais Write e-mail
    2009-10-2110:45:06 beleza, tá o máximo
  2. #2 brenna Write e-mail
    2009-10-1410:54:59 pefect
  3. #1 emily Write e-mail
    2009-09-2810:11:01 adorei

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner