Obra do Elevado da Seta exclui ciclistas e pedestres

E-mail Imprimir PDF

fafasffdNesta semana a ViaCiclo oficiou a Secretaria de Obras de Florianópolis sobre a grave situação do canteiro de obras do Elevado da Seta, no bairro Costeira do Pirajubaé. Desde o início das obras, em setembro último, a empreiteira contratada interrompeu a passagem de ciclistas e pedestres pelo local, impedindo-os de alcançar a ciclovia e a calçada da Via Expressa e outros equipamentos do aterro.

"Regra geral, todo ‘melhoramento viário' tem significado a piora da vida de ciclistas, pedestres e cadeirantes, pois tudo fica mais longe e mais perigoso: para tentar incluir ainda mais os carros, exclui-se o ser humano", afirma o Diretor Administrativo da ViaCiclo, André Geraldo Soares.

Entrevista realizada com moradores e comerciantes no local da obra confirmou que é grande a quantidade de ciclistas e pedestres prejudicados, os quais deixaram de ter acesso à pista mais segura para pedalar e à maior área de lazer da região.

A ViaCiclo requereu à Secretaria de Obras que seja instalada uma passagem provisória segura para os ciclistas e pedestres alcançarem o aterro; requereu também que em todo o entroncamento viário do Trevo da Seta, que se tornará mais ainda mais perigoso devido ao adensamento de veículos motorizados transitando em alta velocidade, seja construída ciclovia e calçada com acessibilidade às pessoas com deficiência, permitindo o deslocamento ativo entre os bairros.

Segundo o Diretor da ViaCiclo, é importante que a sociedade se mobilize para garantir seu direito de acesso da cidade e para lembrar o poder público de seus compromissos com a qualidade de vida: "ouvimos muitas declarações favoráveis à educação para o trânsito e à mobilidade sustentável, mas infelizmente as medidas governamentais continuam fiéis ao modelo excludente e, ao final, sem saída".

O Ofício da ViaCiclo pode ser baixado em http://2.gp/gqh. Fotos da região e das obras podem ser vistas em http://2.gp/grg.

 

Por André Geraldo Soares (ViaCiclo)

Última atualização ( Seg, 08 de novembro de 2010 10:56 )  

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner