Ciclovia recreativa é apresentada à prefeitura de Florianópolis

E-mail Imprimir PDF

afasffA Prefeitura Municipal de Florianópolis recebeu oficialmente a proposta de realização de um programa permanente de lazer ativo a ser realizado nas vias públicas de Florianópolis, a exemplo de experiências exitosas de cidades como Bogotá, Brasília, Quito, Miami e Guadalajara, entre outras.

Segundo a proposta, batizada de FloripAtiva, a municipalidade oferta dominicalmente vias públicas da cidade (em extensão não inferior a 5 km) exclusivamente para a vivência ativa, entendida como a prática coletiva do lazer, do esporte, da mobilidade e do conhecimento da cidade por meios que não dependam de veículos motorizados.

Para o Presidente da ViaCiclo, Milton Carlos Della Giustina, "o FloripAtiva tem a capacidade de converter-se em um pólo indutor de práticas saudáveis de uso da cidade, de experimentar as vias públicas com o próprio corpo e de estimular a adoção de modos de mobilidade ativa e sustentável a um custo relativamente baixo".

A proposta oficial explica que nestas vias, que passam pelo centro histórico e por belíssimas paisagens, as pessoas podem caminhar, correr, pedalar - ensinar seus filhos a pedalar -, correr, patinar, andar de skate, de cadeira de rodas, conhecer a cidade com outros olhos ou simplesmente sentar no gramado ou no banco da praça para respirar o ar puro, relaxar e conversar com os amigos.

A ViaCiclo, que discutiu a proposta com técnicos do poder público em 2009, criou uma página na internet contendo mapa de sugestão de roteiros, um Abaixo-assinado eletrônico de apoio e informações de programas similares em outras cidades brasileiras e pan-americanas. Na mesma página pode ser baixado a íntegra da proposta: www.viaciclo.org.br/portal/floripativa



Visite a página da proposta: proposta na íntegra, mapa, Abaixo-assinado, exemplos de outras cidades.

 

Por André Geraldo Soares (ViaCiclo)

Última atualização ( Seg, 08 de novembro de 2010 10:57 )  

Comentario 

  1. #3 Antonio A. C Garcia Write e-mail
    2010-07-2420:56:04 A Viaciclo está de parabéns!
    Tal medida deveria ser instituída através de lei, deveria ser obrigatória em cada cidade. Pouquíssimas pessoas conhecem a utilidade e os benefícios trazidos por uma bicicleta. A construção de ciclovias deveria ser medida obrigatória, também.
    O uso da bicicleta vem sendo incentivado, porém, não há espaço para as bicicletas, em nossa cidade; o que há, são nichos específicos e estanques, contudo, a bicicleta é um veículo de transporte. É comum, nos edifícios de apartamentos, a proibição da guarda de bicicletas nas garagens e o uso de bicicletas por crianças, nos pátios. A bicicleta tem sido alvo, ainda, de muita discriminação.
  2. #2 André Freyesleben Write e-mail
    2010-07-2008:01:42 PARABÉNS PELA INICIATIVA! HUMANIZANDO A CIDADE NÃO SÓ NOS DIAS DE EVENTOS PARTICULARES, MAS PARA TODA POPULAÇÃO!
    GRANDE INICIATIVA
  3. #1 marco Write e-mail
    2010-07-1019:42:40 parabéns pela iniciativa

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner