Tarifas de ônibus subiram 60% acima da inflação em 16 anos, afirma Ipea

E-mail Imprimir PDF

dasfffEstudo mostra que brasileiro perdeu mais tempo no trânsito de casa. De 1995 até hoje, as tarifas de ônibus subiram cerca de 60% mais que a inflação, segundo constatou o Ipea (Instituto de Pesquisas Aplicadas), em estudo divulgado nesta quarta-feira (25).

Para chegar à conclusão, o Instituto considerou o INPC (Índice Nacional de Preços do Consumidor), que é calculado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) todos os meses. O Ipea colheu dados de dez regiões metropolitanas (Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Porto Alegre e Brasília) e da cidade de Goiânia.

Segundo o levantamento, esse aumento é o resultado de um ciclo vicioso de perda de competitividade do transporte urbano. O reajuste das tarifas faz com que os passageiros busquem comprar um carro ou uma moto. Com isso, o trânsito piora e os ônibus perdem rentabilidade pela quantidade de passageiros, o que força um novo aumento das passagens.

Além disso, a gratuidade no sistema de transporte público para os idosos - garantida pela Constituição - custa em torno de R$ 4 bilhões por ano, de acordo com a NTU (Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano), citada no estudo. O benefício tem um impacto de 20,8% sobre o preço da passagem.

Mais trânsito

Outro dado trazido pelo estudo é que o brasileiro perdeu mais tempo em média no trânsito em seu deslocamento da casa para o trabalho. Baseado em cálculos das Pnads (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) de 1992 e 2008, o Ipea concluiu que o tempo médio subiu de 37,9 minutos para 40,3 minutos. Houve também um aumento na quantidade de pessoas que ficam mais de uma hora no trajeto de casa para o trabalho, de 15,7% para 19%.

- Esses dados mostram que as políticas de mobilidade adotadas não estão sendo suficientes para conter a degradação do trânsito urbano.

Clique aqui para baixar a pesquisa completa do IPEA.

 

Retirado de  http://noticias.r7.com/cidades/noticias/tarifas-de-onibus-subiram-60-acima-da-inflacao-em-16-anos-afirma-ipea-20110525.html em 5/8/11

 

Última atualização ( Sáb, 06 de agosto de 2011 18:33 )  

Adicionar comentario

:D:lol::-);-)8):-|:-*:oops::sad::cry::o:-?:-x:eek::zzz:P:roll::sigh:
Bold Italic Underlined Striked Quote


Codigo de seguranca
Atualizar

Canais

Ferramentas

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner