Histórico da ViaCiclo

E-mail Imprimir PDF
Avaliação do Usuário: / 0
PiorMelhor 

A ViaCiclo - Associação dos Ciclousuários da Grande Florianópolis foi fundada em 16 de maio de 2001 por um grupo de ciclistas preocupados em melhorar as condições de mobilidade dos usuários de bicicleta na região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina.

Não havia, na época, nenhuma entidade da sociedade civil que pautasse a questão da democratização da mobilidade urbana ou interurbana na perspectiva da mobilidade não-motorizada e a ViaCiclo veio preencher esse vazio. A criação de uma ONG - Organização Não-Governamental com estatuto jurídico legal foi considerada importante para maior respaldo social e poder de negociação com os demais órgãos e setores da sociedade.

A primeira Diretoria eleita se encarregou de estruturar a ONG e promover algumas atividades, principalmente passeios ciclísticos e Clínicas de Bicicletas. De lá para cá muitas atividades foram realizadas, sozinhas ou em parcerias, com um acúmulo de conquistas para a mobilidade não-motorizada na região e no estado de Santa Catarina.

De acordo com o Estatuto, são esses os objetivos da VIACICLO:

I – Promover o uso da bicicleta como meio de locomoção e transporte, lazer e esporte nas regiões urbanas e rurais;
II – Promover as formas de mobilidade não-motorizada, o transporte coletivo e a integração entre elas;
III – Contribuir para a preservação do meio ambiente e para a sustentabilidade urbana;
IV – Realizar cursos e treinamentos técnicos, prestar consultoria e assessoria, realizar atividades de pesquisa e de educação para o trânsito, divulgando a cultura do uso da bicicleta;
V – Propor e participar da criação de projetos governamentais, políticas públicas e medidas legislativas para a instalação de infra-estrutura e equipamentos públicos adequados para uso da bicicleta;
VI – Integrar ações que visem o uso da bicicleta na região e entre municípios;
VII – Promoção da ética, da paz, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e demais valores universais;
VIII – Zelar para que as decisões administrativas, legislativas e judiciais não prejudiquem a mobilidade ciclística;
IX – Prestar apoio e solidariedade aos objetivos dos demais movimentos organizados de transformação social;
X – Realizar convênios e intercâmbios com instituições nacionais e internacionais para a promoção de ações conjuntas e troca de informações que contribuam para a realização das suas finalidades; e
XI – Produzir e organizar livros, filmes, documentários, peças publicitárias e outras formas de publicação artísticas, científicas e educativas que atendam à finalidade e aos objetivos da Associação.

A ViaCiclo é Declarada de Utilidade Pública Municipal pela Lei nº 7.636/2008 de 16/06/08 e de Utilidade Pública Estadual pela Lei nº 14.566/2008 de 01/12/08.

Última atualização ( Sáb, 01 de agosto de 2009 12:49 )  

Canais

Acesso restrito

               

Ferramentas

Acesse também

On-line

None

Patrocinador

Banner

Parceiros

Publicidade

Banner